Penny Grow News Details Page

Olá. Estamos torcendo para que seus amigos e familiares estejam bem. 

Em virtude da tragédia que abateu o Estado do Rio Grande do Sul, há uma instabilidade generalizada atingindo os serviços de autorização de nota fiscal eletrônica, já que Santa Catarina utiliza os servidores do ambiente do RS para validar seus documentos fiscais eletrônicos. Os servidores regulares de autorização ficarão totalmente inoperantes a partir das 16 horas do dia 06/05/24, sem previsão de retorno. Certamente os servidores do ambiente nacional enfrentarão também sérias instabilidades e lentidões já que 16 estados do Brasil migrarão para a Contingência Nacional de uma só vez.

Para usuários de NFC-e (nota ao consumidor final modelo 65, antigo cupom fiscal) há uma opção no Sistema Simadri que habilita a emissão em Contingência Offline, não necessitando, num primeiro momento, de conexão com os servidores do RS para autorizar as notas. Lembre-se que o ambiente de contingência deve ser de uso temporário e sugere-se que as notas sejam enviadas diariamente para o ambiente de produção, de preferência após o expediente normal da empresa, caso os serviços de envio estejam estabilizados.

Para usuários de NF-e (nota fiscal normal, A4, modelo 55) há uma opção no Sistema Simadri para habilitação da Contingência em Ambiente Nacional. Este modelo de contingência está atualmente liberado para os estados cujos envios de nota dependem dos servidores do Rio Grande do Sul. Neste modelo, há necessariamente uma liberação prévia por parte da Fazenda Nacional para que se opere em ambiente nacional de contingência, ou seja, o usuário emitente deverá consultar se no seu estado foi liberada a possibilidade de uso do ambiente nacional para a emissão das notas em contingência. Nesta modalidade, nenhuma ação posterior à emissão é necessária, já que o Ambiente Nacional se encarregará de sincronizar automaticamente as notas para o servidor do Rio Grande do Sul.

Recomendamos que, caso necessário, entrem em contato com a nossa equipe de suporte, preferencialmente através do Chat, que repassaremos todas as orientações necessárias para que o faturamento da sua empresa não seja comprometido. Contamos também com a sua colaboração e paciência, devido ao grande volume de orientações que neste momento estamos enfrentando, geradas pela tragédia que abateu nossos irmãos Rio-Grandenses-do-Sul.

Rezemos pelos nossos irmãos.
Robson Rogério Gamba.

confira também